Mitos e Verdades sobre o Mercado Livre de Energia

30 janeiro, 2024
Share

O Mercado Livre de Energia é uma opção cada vez mais abordada por empresas que estão buscando uma maior autonomia e flexibilidade no gerenciamento dos seus consumos energéticos. Porém, alguns mitos e verdades circulam em torno desse ambiente. 

Agora que o Mercado Livre de Energia está elegível para toda e qualquer empresa ligada à média ou alta tensão, é importante conhecer melhor sobre o assunto. Portanto, vamos explorar os mitos e as verdades mais comuns sobre o Mercado Livre de Energia. Então continue a leitura para saber mais!

Somente as empresas com consumo acima de 3.000 kw podem migrar para o Mercado Livre de Energia.

Mito!

Embora o Mercado Livre de Energia tenha sido inicialmente acessível principalmente para grandes consumidores, as regulamentações evoluíram. Agora, toda e qualquer empresa ligada a média ou alta tensão também pode participar e migrar para o Mercado Livre de Energia.

O Mercado Livre de Energia tem um contrato limitado.

Verdade!

O contrato no Mercado Livre de Energia acontece como qualquer outro contrato bilateral. Ou seja, isso significa que ele tem um período de vigência, com data de início e fim. Esse prazo pode ser livremente acordado.

A estabilidade no fornecimento é comprometida no Mercado Livre de Energia.

Mito!

A estabilidade do fornecimento é mantida no Mercado Livre de Energia. Contudo, a distribuição e a entrega de energia ainda são responsabilidade das concessionárias locais, independentemente de onde a energia é adquirida.

O consumidor fica desprotegido no Mercado Livre de Energia.

Mito!

Embora o Mercado Livre de Energia proporcione mais autonomia, os consumidores têm direitos regulatórios. Portanto, contratos claros e regulamentações garantem a proteção do consumidor.

Alguns países já migraram para o Mercado Livre de Energia.

Verdade!

Em alguns países, a migração para o Mercado Livre de Energia já é uma realidade para todos os consumidores, ou seja, tanto pessoa física quanto jurídica. Por isso, a expectativa é de que o Brasil caminhe na mesma direção, onde permita que os consumidores de média ou alta tensão façam a migração.

Enquanto isso não acontece, você, empresa ligada à média ou alta tensão, pode procurar a Urca para ajudar na sua migração para o Mercado Livre de Energia e começar a reduzir os custos de energia da sua empresa o quanto antes.

A hora de migrar para o Mercado Livre de Energia é agora!

A hora de migrar com a Urca é agora!

Qualquer consumidor de energia conectado em média ou alta tensão poderá migrar para o Mercado Livre de Energia e decidir livremente os seus fornecedores de energia elétrica.

Migrando com a Urca, além da economia de até 3 contas de energia por ano, a sua empresa terá energia 100% renovável, você também receberá o certificado de energia limpa (I-REC) e um selo que comprovam a origem renovável da energia.

Ficou interessado(a)? Então você já pode iniciar o processo de migração para garantir preços baixos e economizar na conta de energia a partir de agora. Você, empresa de média ou alta tensão, aproveite essa chance única com a Urca e impulsione o crescimento do seu negócio.

Portanto, faça a sua simulação conosco clicando aqui!